Eleições dos Orgãos Nacionais da OACV

Imprimir

Tudo pronto para as eleições de sexta-feira na Ordem dos Advogados de Cabo Verde

O presidente da mesa da assembleia disse ontem, dia 14, que está tudo pronto para as eleições sexta-feira na Ordem dos Advogados de Cabo Verde (OACV), num processo que conta com uma lista única liderada pelo jurista Hernâni Soares.

 

 

Em declarações à Inforpress, Arnaldo Silva explicou que as urnas de voto abrem as 09:00 e fecham às 17:00, com duas mesas na Praia e Mindelo, sendo uma presencial e outra por correspondência e uma mesa presencial no Sal.

No universo de mais de 400 advogados inscritos, apenas 115 vão poder votar sendo que só podem votar os advogados que tem só até três meses de quotas em atraso.

Segundo avançou, todo o processo eleitoral foi trabalhado ao pormenor, os boletins de voto por correspondência foram enviados com antecedência para aqueles que não podem estar na Praia, sendo que o estatuto não permite votos por mandatários ou procuradores como acontece numa assembleia normal.

“Criamos todas as condições para que os votos por correspondência sejam exercidos nas ilhas para aqueles que não podem votar. Em Santiago temos maior parte dos advogados, depois há um grupo em São Vicente e no Sal, as outras ilhas ou votam por correspondência ou presencialmente vindo à Praia”, referiu, assegurando que as urnas e boletins estão distribuídos, as mesas constituídas e os delegados de mesa nomeados.

Arnaldo Silva disse esperar que o processo corra na normalidade como tem acontecido nos actos eleitorais da ordem, mas considerou que a afluência às urnas não será grande tendo em conta que se trata de uma única lista e a tendência prevê uma alta taxa de abstenção.

Conforme avançou o presidente da mesa da assembleia da OACV, havia duas candidaturas, mas a outra foi rejeitada pela assembleia-geral tendo em conta que tinha algumas irregularidades e por não cumprir o prazo.

A OACV é uma associação pública de licenciados em Direito, que em conformidade com os preceitos dos respectivos estatutos e demais disposições legais aplicáveis exercem a advocacia.

Foi criada pelo decreto-lei 51/2000 de 04 de Dezembro, em substituição ao Instituto do Patrocínio e Assistência Judiciários (IPAJ).

Ao longo de 18 anos foram eleitos os seguintes bastonários: Lígia Fonseca, Carlos Veiga, Arnaldo Silva (dois mandatos), Leida Maurício dos Santos e Sofia de Oliveira Lima.

Fonte - Inforpress